FC Porto Europeu

As conquistas antes consideradas impossíveis. As noites de glória e as de tristeza. Os estádios. Os treinadores e os jogadores. Os adeptos. As taças. A Grandeza do FC Porto lá fora.

sábado, abril 29, 2006

O segundo jogo europeu do FC Porto

Na primeira aventura europeia do FC Porto - na época 1956/57 a contar para a Taça dos Campeões - os dragões ficaram pelo caminho logo na primeira eliminatória. O primeiro adversário foi, como mostramos num post anterior, o Atletico Bilbao. Em casa, na primeira mão, o FC Porto perdera nas Antas. Por isso, era difícil passar a eliminatória contra os campeões de Espanha.
No entanto, o FC Porto não se amedrontou no Estádio San Mamés em Bilbao. Aos 4' m de jogo já vencia, com um golopor intermédio de Hernâni . Depois dos bascos empatarem dez minutos depois, o FC Porto voltou a marcar, por intermédio de Jaburu. Os dragões aguentaram o empate na eliminatória até aos 81' minutos, altura em que o Atletico marcou de penalty. Dois minutos depois, a equipa da casa voltaria a marcar, colocando um ponto final no resultado.

FICHA DO JOGO:
26 de Setembro 1956
Estádio San Mamés - Bilbao
Assistência: 34.705
Árbitro: Mario Maurelli (ITA)

Club Atletico Bilbao - Carmelo, Orúe, Jesús Garay, Canito, Mauri, Maguregui, Arteche, Marcaida, Merodio, Uribe, Agustín Gaínza
Treinador: Fernando Daucik

FC Porto - Acúrsio, Virgílio (c), Miguel Arcanjo, Osvaldo, Cambalacho, Pedroto, Monteiro da Costa, Hernâni, Carlos Duarte, Jaburu, Perdigão, José Maria
Treinador: Flávio Costa

CLUB ATLÉTICO DE BILBAO - 3
FUTEBOL CLUBE DO PORTO - 2
(1-2 ao intervalo)

Golos: 0-1 (Hernâni 4')
1-1 (Arteche 15')
1-2 (Jaburu 20')
2-2 (Arteche 81') Penalty
3-2 (Arteche 83')

INCIDENTES: Quando o árbitro marcou um penalty a favor do Atlético aos 73' os jogadores do FCP discutiram a decisão ficando o jogo interrompidocerca de 7 minutos. Na sequência dos protestos o Capitão Virgílio foi expulso.Após o terceiro golo do Atlético Jaburu também foi expulso (83 minutos).