FC Porto Europeu

As conquistas antes consideradas impossíveis. As noites de glória e as de tristeza. Os estádios. Os treinadores e os jogadores. Os adeptos. As taças. A Grandeza do FC Porto lá fora.

sexta-feira, abril 14, 2006

O primeiro jogo europeu oficial

O FC Porto jogou pela primeira vez nas competições europeias a 20 de setembro de 1956. A competição em que participou foi a Taça dos Campeões Europeus, e o primeiro adversário foi o Atlético de Bilbao, da vizinha Espanha, que também se estreava nas provas da UEFA. A eliminatória correu mal para os azuis e brancos, que perderam os dois jogos. No Estádio das Antas o resultado foi 1-2. O Atlético começou a ganhar logo aos 6 minutos. O Porto ainda conseguiu empatar aos 53 minutos, mas ao cair o pano o Atlético colocou um ponto final no marcador, aos 84'.
O árbitro da partida foi o italiano Mario Maurelli.

O FC Porto alinhou com o seguinte onze: Acúrsio, Virgílio (cap.), Miguel Arcanjo, Barbosa, Pedroto, Monteiro da Costa, Hernâni, Gastão, Jaburu, Perdigão e José Maria.
O treinador era Flávio Costa.

O Atlético Bilbao entrou em campo com Carmelo, Orúe, Jesús Garay, Canito, Mauri, Maguregui, Azcárate, Marcaida, Merodio, Uribe e Agustín Gaínza.
O Atlético era treinado por Fernando Daucik.

Um pouco de história:
Neste segundo ano de existência da Taça dos Campeões (1956/57), o vencedor da prova foi o Real Madrid que defendia o troféu. A final realizou-se precisamente em Madrid, no estádio Chamártin, hoje Santiago Bernabéu. O clube derrotado na final foi o Fiorentina, que perdeu por 2-0.